Visualizando arquivos PDF e imprimindo para PDF

O Ubuntu 10.04 já vem com um visualizador de arquivos PDF que eu estava utilizando sem problemas até o momento. Para visualizar o arquivo PDF, bastava clicar duas vezes no arquivo (como usualmente no Windows) para abri-lo com esse visualizador.

Porém, alguns arquivos PDF que eu fui abrir ontem não foram visualizados corretamente com esse aplicativo padrão do Ubuntu.

Com isso, resolvi instalar outro visualizador de PDF. Primeiro, fiz uma pesquisa rápida no Google por “ubuntu pdf reader” e não achei nenhum programa que me eu achasse que fosse melhor do que o Adobe Reader para o Ubuntu.

Resolvi, então, abrir a Central de Programas do Ubuntu e procurar por “adobe reader”. Felizmente, esse aplicativo já está disponível no repositório do Ubuntu, e daí a instalação foi bastante simples.

Ao final da instalação, abre uma tela perguntando se desejamos utilizar o Adobe Reader como o nosso visualizador padrão para PDF. Confirme essa configuração para que o Adobe Reader seja o visualizador chamado ao clicar duas vezes em um arquivo PDF.

Obs: No Windows eu tenho usado o FoxIt Reader (http://www.foxitsoftware.com/pdf/reader/) no lugar do Adobe Reader e tenho gostado muito, principalmente pela velocidade de abertura dos arquivos.

Outro recurso interessante relacionado com PDF é a opção de imprimir para arquivo PDF. Por exemplo, se você achou uma página interessante na Internet (ex: um tutorial, uma dica de como resolver um problema recorrente seu, etc), você pode imprimir essa página para um arquivo PDF e manter esse arquivo no seu computador, no lugar de somente adicionar essa página aos seus Favoritos do Navegador ou salvar todos os arquivos da página HTML. Eu, por exemplo, costumo salvar os comprovantes de transações bancárias feitas por meio do meu Internet Banking em PDF no meu computador.

O Ubuntu 10.04 já vem com o recurso de impressão para PDF e até agora não tive problemas com ele. Caso futuramente eu precise de outra opção de impressão para PDF, eu já vi que a opção mais utilizada é o aplicativo “PDF Printer for CUPS” disponível para instalação por meio da Central de Programas do Ubuntu.

Para mais informações, ver: https://help.ubuntu.com/community/PDFPrinting?action=show&redirect=PrintToPDF

Deixe um comentário