Configurando o Evolution para a minha conta de e-mail do UOL

Após me divertir um pouco com os jogos que instalei no Ubuntu, resolvi configurar o Evolution para acessar a minha conta de e-mail do UOL.

O Evolution é um aplicativo para e-mail semelhante ao Outlook.

Obs: Tenho uma conta de e-mail do GMAIL que eu acesso pelo navegador (browser) mesmo, mas essa conta do UOL eu prefiro acessar por meio de um cliente como o Evolution.

O primeiro passo foi buscar no site do UOL as configurações que devem ser feitas no Evolution (ou em qualquer outro aplicativo de e-mail equivalente):

Depois invoquei o Evolution por meio do ícone em forma de envelope à direita na barra superior:

Como era a primeira vez que eu estava abrindo o Evolution, apareceu o guia para configuração de uma conta de e-mail:

Na tela abaixo, somente não preenchi os campos “Responder a” e “Empresa”:

Na tela abaixo, coloquei a porta ao final do nome do servidor, separado por “:”

Aqui novamente colocamos a porta ao final do nome do servidor, separando-os por “:”

Finalizando essa configuração, a tela do Evolution fica parecida com a tela abaixo (imagem obtida no endereço http://projects.gnome.org/evolution/screenshots.shtml):

Eu até recebi um e-mail de boas-vindas do Evolution:

A única ressalva que faço é que os e-mails que já foram baixados no meu computador antigo não foram mais baixados aqui no Ubuntu. Eu não me preocupei muito com isso, pois fiz um backup dos meus e-mails do computador antigo e devo uma hora restaurá-los aqui

2 Respostas para “Configurando o Evolution para a minha conta de e-mail do UOL

  1. Meu camarada, fiz a mesma configuração que aparece no seu tutorial, mas não consigo enviar e mails pelo evolution. Isso também aconteceu contigo? Fiz EXATAMENTE como vc mostrou, e na hora de mandar dá pau. Recebe, mas não manda

    • Prezado Roberto,

      Infelizmente, não tive mais tempo para mexer no meu Ubuntu. Mas me recordo que também tive problemas para enviar e-mails com o Evolution. Na época imaginei que poderia ser alguma configuração necessária para o meu servidor de e-mails (UOL). Porém, não mexi mais no Evolution desde então.

      Boa sorte com o seu problema e lamento não poder ajudar!

Deixe um comentário